Lagoa da Conceição, Florianópolis
Este site apresenta informações gerais e não considera particularidades de casos individuais. Se você tem alguma dúvida quanto a sua saúde e as doenças urológicas, sugerimos que você procure seu médico de confiança e esclareça suas dúvidas.
De forma alguma, as informações, aqui apresentadas, substituem a consulta com o seu urologista.
Doença de Peyronie
Alguns homens, geralmente após os 40 anos, começam a apresentar uma tortuosidade do pênis.
A angulação pode ser tão grande que dificulta a penetração e a relação sexual.
A principal hipótese causal é a teoria dos microtraumas, onde, devido a pequenas hemorragias internas no pênis, o corpo começa a provocar uma cicatrização que retrai e encurta um dos lados do pênis, provocando a tortuosidade.
A cólica renal, também conhecido como cólica reno-ureteral, é uma dor intensa, geralmente provocada pela descida de algum câlculo (pedra de rim) pelo canal (ureter) que comunica os rins e a bexiga.
Devido a intensidade muito forte, a dor provoca a ida de muitos homens e mulheres ao pronto atendimento diariamente. Atinge, principalmente, a faixa etária dos 30 aos 50 anos.
Cólica renal
Geralmente, a cólica é localizada na região lombar, podendo irradiar para a bexiga e para a genitália externa.
O tratamento inicial é o alívio da dor com medicamentos que diminuem a inflamação das vias urinárias e diminuem a sua dilatação.
Os tratamentos disponíveis são indicados de acordo com as características do paciente e do câlculo e se há infecção associada ou não.
Pode-se optar por tratamento medicamentoso e acompanhar a eliminação espontânea da pedra, ou por uma conduta mais invasiva, fragmentando e retirando a pedra através de cirurgias endoscópicas (realizadas por endoscopia urinária com auxílio de câmeras que navegam pelo trato urinário). Tais como: colocação de cateter duplo J, ureteroscopia e nefrolitotripsia percutânea.
RTU da Próstata
(tratamento da obstrução prostática, "raspagem")
O vídeo acima é uma animação, mostrando como é feita a RTU de próstata (ressecção trans-uretral da próstata). A chamada "raspagem"da próstata é feita através da introdução cuidadosa de um aparelho com câmera pela canal da uretra peniana. A visão pela câmera localiza o local da obstrução causada pelo aumento benigno da próstata e permite a retirada deste tecido, abrindo o canal e permitindo o alívio dos sintomas da bexiga e da próstata.
Saúde do Homem
(palestra no Senado Federal - vídeo TVSenado)
Em maio de 2013, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal ouviu especialistas em Saúde do Homem durante audiência pública sobre o tema. Desta reunião, algumas iniciativas sugeridas foram adotadas e consolidaram o Novembro Azul como o mês da Saúde do Homem no Brasil.
Câncer de próstata
(diagnóstico precoce)
A Sociedade Brasileira de Urologia disponibiliza vídeos educativos no seu site para público. O vídeo acima aborda o tema do diagnóstico e possíveis tratamentos do câncer de próstata e suas complicações.
Atualmente, a recomendação de diagnóstico precoce é individualizada e não deve ser mais feita 1x ao ano, como era recomendado.
A necessidade do toque retal e periodicidade do PSA deve ser discutida com o teu urologista de confiança, levando em conta as novas evidências sobre o impacto positivo ou negativo destes exames em sua saúde.