Cirurgias prostáticas

A PRÓSTATA

A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino. Fica localizado logo abaixo da bexiga do homem, sendo responsável por parte da produção do ejaculado durante o ato sexual. A próstata fica circundada de órgãos importantes, tais como: bexiga, intestino, esfincter urinário (conjunto de músculos que permitem a continência urinária e pelos feixes nervosos que promovem a ereção.

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

O aumento benigno da próstata está relacionado ao envelhecimento masculino. Geralmente, após os 50 anos, ela causa obstrução infra-vesical, isto é, causa uma obstrução logo abaixo da bexiga, dificultando a micção e enfraquecendo o jato urinário.

SINTOMAS

Os sintomas são comuns, tais como: acordar a noite para urinar, jato urinário fraco, aumento da frequência durante o dia, sensação de esvaziamento incompleto, jato interrompido, urgência miccional e incontinência urinária

COMPLICAÇÕES

Piora da qualidade de vida, distúrbios do sono, sangramento urinário, retenção urinária aguda, infecções urinárias, enfraquecimento das contrações da bexiga, pedras na bexiga, aumento da sensibilidade da bexiga.

TRATAMENTOS

O alívio dos sintomas do trato urinário inferior podem ser alcançados com medicamentos, tais como: alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa-reductase, antimuscarínicos e inibidores da fosfo-diesterase número 5.

Se existem complicações, opções de cirurgia podem ser indicadas, tais como: RTU de Próstata (a chamada raspagem prostática), prostatectomia simples (retirada da zona interna da próstata) por cirurgia aberta ou laparoscópica ou, quando disponível por laser.

Para saber mais, clique no link do Blog Saúde do Homem

O questionário abaixo avalia a gravidade dos teus sintomas urinários.

Se você apresenta sintomas moderados ou severos, sugerimos que consulteum urologista da tua confiança para esclarecer tuas dúvidas sobre os sintomas e sobre a necessidade de tratá-los